Marlon Leal Rodrigues, Dieny Souto (Orgs.)
Como fruto do convênio interinstitucional firmado entre a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no período de 2015 a 2019, esta obra, resultante do projeto de pesquisa intitulado “Análise do Discurso do Programa Educacional de Resistência às Drogas: proposta de diagnóstico”, objetiva analisar os discursos dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), e ainda de docentes e outros membros da equipe escolar, de modo a detectar a representação desses sujeitos sobre as drogas: como as definem, como elas impactam suas vidas, como podem a elas resistir, entre outras questões relacionadas à temática. A presente obra, portanto, concretiza uma das principais missões da ciência, qual seja, a de divulgar o conhecimento produzido entre os muros da academia. Dez capítulos a compõem, cuja singularidade reside em trazer ao público leitor diferentes perspectivas autorais a respeito do Programa Educacional de Resistência às Drogas, representadas pela universidade (doutores/doutorandos, mestres/mestrandos), a escola (professores da rede pública de ensino de Campo Grande/MS, instrutores do PROERD) e a segurança pública (policiais militares). Essa diversidade de pontos de vista desfaz o mito de que o discurso científico é produzido por cientistas e para os cientistas. Ao invés disso, estamos diante de textos que promovem um diálogo real entre ciência e sociedade.
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